Como Funciona?

O
UCI Cycling Esports World Championships destaca-se mundialmente como o melhor evento de ciclismo virtual. A Taça de Verão de ciclismo virtual em Portugal irá seguir os standards mundiais da UCI e elevar o ciclismo nacional ao patamar mundial.
Qualquer atleta português pode registar-se na Taça de Verão. Todos os registos devem usar o mesmo email de registo na plataforma MyWhoosh. Basta aceder a
este link para te registares.
O evento será único, mas categorizado em classificações masculinas e femininas.
A fiabilidade de todos os dados será validada, pelo que devem usar equipamentos precisos. Para ajudar, partilhamos
neste documento (página 11) um conjunto de dispositivos que são considerados fidedignos no que diz respeito a competições de ciclismo virtual.
Sobre a corrida: 22 de Agosto às 18h45
O evento acontece online, onde cada atleta participa usando o seu equipamento a partir de casa ou o seu local habitual de treino. A prova é uma corrida classificada por pontos, o que significa quem acumular mais pontos nos diversos segmentos da prova: sprints, montanha e meta final.
A corrida feminina e masculina começa às 18h45.
O percurso — AlUla [32.4km | 377m d+]

O circuito tem 32.4 km e inclui duas subidas categorizadas (assinaladas a vermelho), onde serão atribuídos pontos aos primeiros a passar o fim de cada contagem de montanha. A primeira dá-se aos 2.5km (3.6km a 2.8%) e a segunda aos 12.5km (4.5km a 2.8%). Mas cuidado, porque as médias de gradiente dizem pouco, uma vez que o segmento inclui descidas, como podem ver no mapa.
Quanto aos pontos de sprint (assinalados a verde) serão atribuídos a quem passar primeiro cada um dos dois pontos intermédios. O primeiro dá-se aos 10.2km e o segundo aos 21.5km.
Além disso, também serão atribuídos pontos por ordem de chegada à meta.
Nota: Serão atribuídos pontos aos 20 primeiros classificados em cada um dos pontos bonificados, de acordo com a tabela abaixo.

Resultados
Os seguintes pontos devem ter sido contas em consideração:
- No final da corrida, cada atleta deve gravar a atividade correspondente ao evento. Basta que após término cliquem em "End Ride" e depois em "Upload Activity".
- As classificações da prova são atribuídas com base nos pontos acumulados durante o evento.
- Em caso de atletas ficarem com os mesmos pontos, a regra de desempate será quem tiver ficado melhor colocado na meta final.
- Os resultados finais serão publicados no MyWhoosh Race Results.
Após a corrida, se os atletas ainda não tiverem um Power Passport Test aprovado no MyWhoosh, serão pedidas as seguintes validações extras aos 10 primeiros atletas masculinos e femininos para legitimização dos resultados.
- Prova de peso e altura deve ser feita de acordo com o Regulamento Mywhoosh, como indicado das páginas 17 a 21 deste documento.
- Prova de potência, que poderá ser a abertura às atividades do Strava, ou o envio de 3 atividades semelhantes, num ficheiro formato .fit.
- Demonstração da fiabilidade do rolo, fazendo um vídeo a mostrar o equipamento e filmar o número de série, marca e modelo.
Para quem ainda não é atleta verificado no MyWhoosh, um PPT (Power Passaport Test) terá que ser submetido no futuro para ser elegivel a participar nas semi-finais do UCI 2025 Cycling Esports World Championships. A FPC e Cycling District irão ajudar a que todos os pré-requisitos sejam cumpridos.
Equipamento obrigatório
Cada atleta está obrigado a usar os seus próprios equipamentos e monitores de frequência cardíaca. Não serão permitidos wheel-on trainers nem bicicletas estáticas imprecisas.
Parceiro oficial